Escrito por ACEU |
Sex, 22 de Outubro de 2010 12:38 |
Liderança socialmente responsável e preocupação com o futuro do meio ambiente foram as principais questões debatidas durante o Encontro do NURSE- Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, que aconteceu nesta terça-feira (19) na XX Convenção Anual da Faciap. O encontro trouxe debates, palestras e premiações.Um dos convidados para participar do evento foi o Publicitário Eduardo Almeida, que ministrou a palestra “Liderança responsável – como você encara este desafio?”. Ele defendeu que o caminho para uma liderança socialmente responsável exige que cada um examine a sua missão. “Identificar o seu papel e entender que, se realmente queremos ser líderes, precisamos reconhecer motivos para tanto é o caminho do líder socialmente responsável”, afirmou.Após a palestra, Eduardo mediou debate sobre o assunto, com a participaçãodo presidente eleito da Faciap, Rainer Zielasko; o presidente do Conselho de Administração do SEBRAE Paraná, Jefferson Nogaroli; o Superintendente do SICREDI PR/SC, Maroan Tomé; a coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, Carla Mocelin; e a Diretora Financeira da Itaipu Binacional, Margaret Mussoi.Sir Carvalho, do Observatório Social do Brasil, proferiu palestra sobre controle geral da gestão pública. “Cidadania Fiscal e Controle Social através dos Observatórios Sociais”.Durante o evento também aconteceu a premiação dos ganhadores do “II PrêmioFaciap de Responsabilidade Social”. Os projetos foram selecionados de acordo com o enquadramento nos critérios definidos no regulamento e efetividade das ações. Divida em dois tipos de organização: associações comerciais e empresas (públicas, privadas ou cooperativas), a premiação vem com o intuito de reconhecer os projetos das empresas. Confira os ganhadores:
Empresas de grande porte (publico interno) CCPR – Consórcio Camargo Correa e Promon, do município de Araucária, com o projeto “Implantação da gestão de responsabilidade social” e “Certificação de responsabilidade social”. Dentre um dos destaques está a realização do“Aprendiz com Deficiência”, que trata da contratação de pessoas com deficiência no quadro funcional de uma empresa do segmento de construção pesada.
COAGRU – Cooperativa Agroindustrial União, do município de Ubiratã, com oprojeto “Cooperidoso”, que reconhece o trabalho desenvolvido em prol de associados idosos e seus cônjuges, proporcionando melhor qualidade de vida edifusão do ideário cooperativista. Empresas de grande porte (publico externo) TCP – Terminal de Cotainers de Paranaguá, com o projeto “Polegar”, que atuaem prol da educação e inclusão através da arte de jovens em vulnerabilidade social.
SADIA, do município de Paranaguá, recebeu o prêmio pelo projeto “Cambio Verde”, desenvolvido em prol da população carente por meio de oficinas profissionalizantes. Empresas grande porte (meio ambiente) ALL – America Latina Logística de Curitiba, com o projeto “Vagão Ambiental”,que desenvolve e desperta a consciência sobre a importância da preservação ambiental em crianças da rede pública de ensino de comunidades próximas alinha férrea. Empresa Agrícola Horizonte, de Marechal Candido Rondon, com o projeto“Escola no Campo”, que desenvolve trabalho em prol da educação e preservação do meio ambiente.
COAGRU - Cooperativa Agroindustrial União, com o projeto “Coopervida”, cujo trabalho é voltado para o desenvolvimento da educação e preservação do meio ambiente, coleta seletiva, recuperação de mata ciliares e de minas e nascentes.
Empresas de médio porte (publico externo) Cristófoli Equipamentos de Biosegurança, de Campo Mourão, com o projeto“Geração de Emprego, Renda e Fomento ao Empreendedorismo”, com um trabalho para a geração de emprego e renda por meio de capacitação de jovens para o trabalho através da fundação EDUCERE.
Associações Comerciais de Grande Porte (público externo) Associação Comercial de Toledo, com o projeto “Oficina do Primeiro Emprego“,de desenvolvimento do trabalho de geração de emprego e renda.
Associação Comercial de Campo Mourão, com o projeto “Casa das Fraldas” demobilização social.
Associações Comerciais de Grande Porte (meio ambiente) Associação Comercial de Toledo, com o projeto “Economize: Invista em umfuturo melhor” de preservação ambiental. Associação Comercial de Dois Vizinhos, com o projeto de conscientização ambiental, incentivando coleta seletiva e reciclagem.
 |
|