(44) 3543-1135

Empreender, a arte de engajar pessoas no mercado de trabalho

quinta, 19 de setembro de 2013

Escrito por ACEU
Qui, 19 de Setembro de 2013 10:04
Uma busca vital de uma organização é aumentar os índices de engajamentos dos funcionários que lidam com gestão de pessoas. Os resultados estão intimamente ligados ao comprometimento da equipe. Mas nem sempre abordar este assunto, como um pacote único de ações para os colaboradores, é o caminho mais adequado para alçar boas estatísticas e levas as pessoas a “vestirem a camisa da empresa”.

Um debate entusiasmado envolveu especialistas sobre o tema e apresentou a opinião de gestores de empresas com alto índice de engajamento: estar atento ao indivíduo. Ao invés de “massificar” a gestão de pessoas, deve-se “personaliza-la”.

No palco da sala paralela 1, com quase 350 participantes, José Júlio Pereira, VP de Manufatura, Serviços, Qualidade e Peças, a diretora de Talentos Humanos da Algar Telecom, Marineide da Silva Peres, o diretor Executivo de Gente & Gestão do Grupo Contax, Maurício Ignacio, Ney Silva, diretor de Gestão de Pessoas da Natura e Warney Araújo, diretor de Recursos Humanos da AeC, integravam o grupo  de debatedores que salientaram que, no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada no final de 2008, apenas 22% dos profissionais brasileiros estavam engajados (interessados e produtivos), contra 17% desengajados. Estes são os que “corroem os resultados financeiros de uma empresa, enquanto causam dano permanente ao moral dos outros colaboradores no processo, os 61% restantes são os não engajados, que correspondem ao meio termo e que estão propensos a serem influenciados pelos dois lados”, explica o diretor do grupo Contax, Maurício Ignácio.

De acordo com José Júlio Pereira, da Whirlpool Latin America, a média das empresas em geral, aponta para uma razão de 1,5 funcionário engajado para 1 ativamente desengajado, enquanto que a proporção das melhores empresas de nível internacional é de 8 para 1. Já para Marineide da Silva Peres do Grupo Algar Telecom, o resultado do aumento dos índices de comprometimentos dos funcionários aparece na performance: quanto mais engajado um grupo de trabalho, melhores os resultados. “Existem vários fatores que contribuem para o despertar do engajamento, mas é lógico, que o colaborador mais alinhado aos interesses da empresa estará mais engajado”, diz .

Na prática, promover a identificação entre os valores do funcionário e os valores apregoados pela organização parece ser o principal caminho para abordar o engajamento. Conquistar o indivíduo é importante para poder trabalhar o conceito como um todo.

Fonte: UOL Economia

 
Fonte:

Galeria de Fotos