(44) 3543-1135

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.

sexta, 29 de julho de 2011

Escrito por ACEU
Sex, 29 de Julho de 2011 13:39
Dia 28 de julho é comemorado o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS. Nos anos de 2007 a 2010 foram notificados no Estado do Paraná 2.828 casos de Hepatite A, 5.457 casos de Hepatite B e 3.205 casos de Hepatite C. Em Ubiratã em 2010 tivemos 06 casos confirmados de Hepatite B.O que é Hepatite? É uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A,B e C.Existem ainda o vírus D (na região /Amazônica) e o vírus E (África e Ásia).

Sintomas - Fica fraco e com a pele e  olhos amarelados - vomito, enjoo - o fígado fica ¨ inchado ¨ - as fezes ficam esbranquiçadas - urina fica escura - dor abdominal - febre Ao perceber algum desses sintomas, procure o médico. • Na maioria dos casos a doença se desenvolve sem nenhum sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático. Hepatite A

O vírus da Hepatite A pode ser adquirido pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos que estejam contaminados com o vírus. Como se proteger da Hepatite A - lave as mãos após ir ao banheiro, trocar fradas e antes de comer ou preparar alimentos; - use somente água tratada ou fervida; - proteja os alimentos dos insetos; - cozinhe bem os alimentos antes de consumir; - lave bem os alimentos que são consumidos crus,os pratos e copos,os talheres e mamadeiras; - não utilize água de rios poluídos para banho e irrigação de hortaliças; - não tomar banho ou brincar perto de valetões, riachos,chafaris ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto. Como tratar a água - Ferva a água ou coloque duas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) em um litro de água, meia hora antes de beber, deixando o recipiente tampado; - Para lavar os alimentos, deixe-os de molho na água tratada com hipoclorito de sódio por meia hora. * Onde tem higiene não tem Hepatite A. HEPATITE B É uma das maiores causas de câncer de fígado. Principais formas de transmissão: - através de relações sexuais sem uso de preservativos; - compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas,principalmente entre usuários de drogas; - colocação de piercing e procedimentos de tatuagens com materiais não esterilizados; - procedimentos de manicure e pedicure com materiais não esterilizados; - procedimentos médicos, odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados; - através de transfusão de sangue fora da recomendação técnica; - transplantes de órgãos e tecidos, hemodiálise; - de mãe para o filho no momento do parto. HEPATITE C Principais formas de transmissão: - pelo sangue através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas; - uso de drogas injetáveis, equipamentos para uso de drogas inaladas ,cachimbo (no uso de crack). - procedimentos médicos, odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados; - procedimentos de manicure e pedicure com materiais não esterilizados; - relações sexuais sem uso de preservativos; COMO SE PROTEGER DAS HEPATITES B e C. - usar sempre camisinha nas relações sexuais; - não compartilhar agulhas, seringas, ¨ cachimbos ¨ e canudos durante o uso de drogas injetáveis ou inaláveis; - exigir material esterilizado ou descartável nos consultórios médicos, dentários, salões de manicure e pedicure,locais de realização de tatuagens, colocação de piercings e acupuntura; - buscar atendimento médico se apresentar qualquer sintoma da  doença ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão das Hepatites Virais; - * Para a Hepatite B existe vacina na rede pública, desde o nascimento até os 29 anos e para todas as gestantes, independente da faixa etária. Para Hepatite C não existe vacina. • Quem já teve hepatite não pode doar sangue, já que o vírus às vezes continua no organismo, mesmo que não haja sintomas da doença.
 
Fonte:

Galeria de Fotos