(44) 3543-1135

Certificado Digital será obrigatório em declaração de IR

terça, 20 de março de 2012

 
Escrito por ACEU
Ter, 20 de Março de 2012 15:43

O contribuinte que teve renda superior a R$ 10 milhões ao longo do ano passado terá de usar o certificado digital para enviar a declaração do Imposto de Renda 2012. Essa é uma das principais novidades nas regras do ajuste de contas com o Leão.

Neste ano, o prazo para o envio da declaração vai de 1º de março até 30 de abril. Porém, o programa para preenchimento da declaração está disponível desde 24 de fevereiro, no site da Receita federal. No relacionamento com os contribuintes, o uso do certificado digital pelo fisco brasileiro tem se intensificado nos últimos três anos. O objetivo, segundo a Receita Federal, é manter a integridade dos dados transmitidos eletronicamente e reduzir os erros de preenchimento, que podem motivar a inclusão da declaração na lista da malha fina. Dados da RF mostram que, de 2010 para 2011, houve um aumento de aproximadamente 40% na quantidade de contribuintes que usaram a certificação digital para o envio do IR.

O uso da certificação digital confere validade jurídica ao envio da declaração por meio eletrônico, com o mais elevado nível de segurança, de forma simples e ágil, mas, o interessante é que com o certificado digital em mãos, os contribuintes poderão ter acesso a ambientes exclusivos dentro do site da Receita incluindo, por exemplo, fazer procurações eletrônicas, obter o acesso via internet a declarações anteriores, acompanhar o andamento de processos, enfim a todos os serviços do e-Cac [Centro virtual de Atendimento ao Contribuinte] da Receita, com a conveniência de não precisar sair do escritório ou de casa.

Fonte:

Galeria de Fotos