(44) 3543-1135

Busca das empresas por crédito sobe 14,4% em março, diz Serasa

quinta, 19 de abril de 2012

Escrito por ACEU
Qui, 19 de Abril de 2012 14:02

A quantidade de empresas que buscaram crédito em março aumentou 14,4% na comparação com o mês anterior, segundo aponta indicador da Serasa Experian, divulgado nesta quinta-feira (19). Em relação a março de 2011, foi registrada alta de 5,5%. Com base nesses dados, a procura das empresas por crédito subiu 0,8% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na avaliação dos economistas da Serasa, a leve aceleração observada na demanda das empresas por crédito no primeiro trimestre é um sinal de que a atividade econômica permaneceu fraca no início do ano, no entanto, "ligeiramente melhor do que o último trimestre do ano passado."

Em março, todos os setores econômicos aumentaram suas demandas por crédito, com destaque para serviços, que mostrou avanço de 15,8% sobre fevereiro. Na sequência, aparecem o comércio, com alta de 14,0%, a indústriai, com avanço de 12,2%. Já no fechamento do trimestre, as empresas industriais foram as que mais buscaram crédito, com alta de 3,1% sobre o mesmo trimestre de 2011. Depois, estão as empresas de serviços (2,8%) e as do comércio - as únicas que encerraram o primeiro trimestre com recuo de 1,2%.

Na análise, regional, em todas as regiões do país, com exceção da Centro-Oeste, foi verificado aumento, com destaque para região Sul, com alta de 2,0%, seguida pelo avanço de 1,7% das empresas nordestinas.

Grandes empresas pedem mais Neste primeiro trimestre, houve maior procura por crédito nas grandes empresas (alta de 16,1% sobre o primeiro trimestre de 2011) e menor procura nas pequenas empresas (avanço de 0,2%).

Nas médias empresas, a demanda por crédito foi 9,9% superior no primeiro trimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. "A maior presença de empresas industriais entre as médias e grandes empresas justifica a maior demanda por crédito pelas empresas destes portes, tendo em vista os estímulos ao setor industrial adotados pelo governo já há alguns meses", disse a Serasa, em nota.

 

Fonte:

Galeria de Fotos