Os tradicionais tapetes confeccionados por fiéis da Igreja Católica e voluntários enfeitaram ruas de Ubiratã nesta quinta-feira (30) no feriado de Corpus Christi, e como já é tradição, desde as primeiras horas do dia, empresários, entidades, escolas e a comunidade católica trabalharam na confecção do tradicional tapete, e a ACEU se fez presente mais uma vez, nessa importante manifestação de fé.
Corpus Christi
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue.
Segundo a tradição católica, a festividade foi instituída em 1264 devido ao chamado “Milagre de Bolsena”, quando um padre que duvidava da presença real de Cristo na eucaristia pediu a Deus um sinal. Segundo a tradição, algumas gotas de sangue saíram da hóstia consagrada.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
ACEU - Bruno Brante

 |