Reunião do Conselho de Segurança de Ubiratã na ACEU

Escrito por ACEU
Ter, 30 de Novembro de 2010 12:09

Na última quarta-feira, 24, estiveram presentes na sala de reuniões da ACEU, membros do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Ubiratã) e autoridades em busca de novas soluções para o município.

Esteve participando, o Juiz da Comarca de Ubiratã, João Gustavo Steolsis, o Promotor de Justiça, Marcelo Gobatto, o delegado de Polícia, Denis Giovanny Zortea Merino, o Tenente Coronel da Companhia de Campo Mourão, Geraldo Moleani, o Capitão Comandante da Companhia de Goioêre, Milton, o Sargento da Polícia Militar de Ubiratã, Heveraldo Teodoro Alves, membros do Conselho Tutelar de Ubiratã e Juranda, o presidente da Aceu, Haroldo, a presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Marta.

PELOTÃO DE POLÍCIA

Valdenir Alves de Souza, “Ninil”, presidente do CONSEG comandou a reunião onde foi debatido vários assuntos dentre eles; a possibilidade de trazer para Ubiratã um Pelotão da Policia Militar em Ubiratã, segundo o Tenente Coronel, Geraldo Moleani, já foi encaminhado o pedido para o Governo do Estado, após a visita dos membros do CONSEG em Campo Mourão.

MAIS EFETIVO PARA UBIRATÃ

Geraldo Moleani, já garantiu mais dois policiais militares para o município, que deverá vir até o fim de ano, assim que tiverem formando uma nova turma do 11º Batalhão de Polícia de Campo Mourão.

MAIS SEGURANÇA NA DELEGACIA

Foi debatido na reunião, a possibilidade de reforçar a segurança da cadeia de Ubiratã. O delegado de Polícia Civil de Ubiratã, Denis, falou sobre o reforço necessário das paredes com placas de aço, impossibilitando futuras fugas, já que uma das paredes do prédio dá acesso ao Forúm Municipal.

CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NO CENTRO DA CIDADE

Denis Zortea, também destaca a importância do uso de câmaras de seguranças instaladas no centro da cidade, possibilitando assim facilitar a identificação de indivíduos que venham praticar furtos e outros delitos.

PROIBIÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS E CIGARROS À MENORES

Durante a reunião foi definida a utilização de cartazes em bares e lanchonetes alertando sobre a venda proibida de álcool e cigarro à menores de idade. O não cumprimento da lei acarretará multa de R$ 5.000,00 (lei 16212-09) para o dono do estabelecimento ou até mesmo prisão de 2 dias a 4 anos. Art 243 lei 8069-90, ou cassação da Inscrição Estadual, art. 1º, III da lei Estadual 16212-09.

ENTENDA

O que são os CONSEGs

Os CONSEGs são entidades, compostas por Iideres comunitários do mesmo bairro ou município. Essas lideranças se reúnem, voluntariamente, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolvem campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais. Assim, cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam por adesão, às diretrizes emanadas pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Fonte – Ubirata Online

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *