Ubiratã é uma cidade predominantemente agrícola, mas de comercio forte, sendo pólo comercial da região. Buscando fortalecer ainda mais este comercio através de iniciativa um grupo de empresários em 30/03/1976 funda a Associação Comercial e Industrial de Ubiratã- ACIU. Dr. Rui de Almeida Valente (Promotor de Justiça), Presidente do Lions Clube de Ubiratã, em umas das campanhas que desenvolvia para crescimento e pujança de Ubiratã e da região, percebeu a necessidade urgente da criação de uma Associação Comercial.

Assim, no inicio do ano de 1976 a sede inicial da Associação Comercial e Industrial de Ubiratã era instalada na Rua Herculino Otaviano, 822, e teve como primeiro Presidente o senhor Natalino Montanha. Em 1990 foi lançada a pedra fundamental, começava a então a se concretizar o sonho da sede própria, e no dia 03 de março do ano de 2003 este sonho se torna realidade.

No ano de 2002, foi reativado o Conselho da Mulher Executiva, conselho este de grande vital importância para o sucesso atual da ACEU.
Atendendo recomendação da FACIAP para se adequar à realidade atual e permitir o crescimento do quadro associativo abrir espaços para profissionais liberais e demais prestações de serviços, foi alterado o nome para ACEU – Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã.

A Associação presta aos associados serviços como SCPC, Convênios Unimed, Pam, exposição e feira…

No dia 05 de março de 2009, é criado o convenio denominado “CLUBE SOCIAL ACEU”, onde oferece aos empresários e funcionários a infra-estrutura necessária para prática desportiva, o lazer e atividades sociais. Este convênio foi estabelecido em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil – AABB.

Preocupada com o desenvolvimento humano a Associação Comercial e Empresarial Ubiratã oferece aos seus associados cursos, palestras, treinamentos, seminários e esta implantando uma Videoteca com diversos títulos de cursos e palestras.

No desenvolvimento econômico temos o programa Proe que possibilita ao jovem estudante do ensino médio e universitário, a dar os primeiros passos no processo de profissionalização.

ACEU – Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã – Acima de tudo um Compromisso com a Comunidade.

Missão – Representar e integrar a classe empresarial fornecendo serviços e gerando desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da comunidade.