Dicas para tornar a viagem em família mais ambientalmente amigável

Turismo pode ocasionar impactos ambientais. Por isso, na hora dos passeios, alguns cuidados podem ser adotados para conservar o meio ambiente.

Viajar promove relaxamento, trabalha a capacidade de adaptação, aumenta o conhecimento e… Impacta o meio ambiente! Algumas práticas dos turistas podem ser prejudiciais, por isso, é indispensável ter consciência para tornar sua viagem mais ambientalmente amigável.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), turismo sustentável é aquele que protege o ambiente e recursos naturais ao mesmo tempo que atende às necessidades dos turistas e da comunidade.

Para descobrir como reduzir os impactos ambientais do turismo, confira as dicas abaixo:

Dê prioridade a destinos locais: A opção mais econômica e ambientalmente amigável é aproveitar os pontos turísticos da sua cidade. Visite parques, praças, museus e outras atrações locais, por meio de uma caminhada, por exemplo.

Utilize o transporte público: Em casos de viagens em outras cidades, o ideal é alternar o uso do carro pelo transporte público. Assim, você poupa o meio ambiente da emissão de gases de mais um automóvel e consegue ter uma experiência mais real com a cidade, passando por locais e pontos turísticos que ainda são desconhecidos.

Explore as opções turísticas nacionais: O Brasil é um país que possui mais de 70 parques nacionais e que são considerados de conservação e de proteção integral, segundo o Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC). Explorar essas opções turísticas é essencial para aproximar o ser humano da natureza, além de conscientizá-lo sobre a conservação das áreas preservadas desses parques naturais.

Causas ambientais: Durante a viagem, seja um voluntário e se comprometa com algum projeto ambiental disponibilizado pelo local. Seja no tratamento de animais em extinção, conservação das florestas, áreas naturais e auxílio às pessoas em situação de risco.

Pratique hábitos de conservação ambiental: Apagar a luz do quarto do hotel quando sair, por exemplo, ou desligar os aparelhos que não estão sendo mais utilizados da tomada, além de reutilizar as roupas de cama e toalhas também faz parte de atitudes que você pode aderir a sua rotina na viagem e que colaboram com o turismo sustentável.

Evite atrações com exploração animal: Nadar com os golfinhos é um exemplo de exploração a esses animais silvestres, que são submetidos a diversas privações físicas para que fiquem disponíveis aos turistas. Por isso, se você tem vontade de ter essa experiência com o mundo animal e com a natureza, opte por observá-los em seu habitat natural, como parques nacionais, reservas naturais, entre outras unidades de conservação e preservação.

Descarte regular do lixo: Quando for a lugares que geralmente oferecem menos acesso as lixeiras e serviços públicos de limpeza, como a praia, por exemplo, leve consigo uma sacola para recolher os seus descartes. Além de colaborar com a limpeza do local, você evita que os lixos deixados na areia parem no mar e causem prejuízos ambientais graves.

Proteja-se!

Durante a sua viagem, seja na praia ou no campo, não esqueça de levar o repelente! Com a concentração ideal de icaridina em sua fórmula, fullREPEL é o repelente que oferece até 12 horas de proteção contra todos os mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O repelente fullREPEL tem fácil aplicação e não deixa a sua pele oleosa. Ele protege toda a família em qualquer lugar, principalmente nas atividades ao ar livre!

Para mais informações, acesse a nossa rede social. Máxima proteção não custa caro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *