A importância de manter o nome limpo.

Ter o nome limpo hoje em dia é um fator muito importante, pois, conseguimos realizar sonhos, fazer planejamento, cuidar de nossa saúde, desfrutar de bons momentos de lazer, além de ter um bom padrão de vida. Mas, muitas situações imprevisíveis acontecem e devido a circunstâncias, seu nome pode acabar sendo negativado.

Na maioria dos casos seu nome é negativado quando você realiza uma compra ou faz empréstimos e não paga a dívida, na data prevista. Á princípio o departamento de cobranças do credor, entra em contato com o devedor para que realize o pagamento da dívida. Caso não haja retorno, seu nome poderá ser incluso nos cadastros de proteção ao crédito.

Entre os órgãos de créditos, os mais conhecidos são SPC e a SERASA, que antes de negativar o nome do devedor, entra em contato com o mesmo, estabelecendo prazo de até 10 dias úteis, para regularização da dívida. Se durante esse período o devedor quitar sua divida, não terá seu nome incluso, ao contrário de quem não quitar. Com a negativação do nome, o devedor poderá encontrar dificuldades futuras, para possíveis negócios como, conseguir empréstimos, fazer financiamentos, parcelar suas compras entre outros benefícios.

Por isso é importante que você mantenha suas contas em dia, para que imprevistos não aconteça e você possa planejar seus sonhos como sempre quis. Portanto, siga os passos abaixo e veja algumas dicas para manter seu nome limpo:

-Crie uma planilha mensal e anote todos os seus gastos como: contas de consumo, compras, entre outros;
-Antes de receber seu salário, faça uma prévia das suas contas mensais, só assim saberá uma média de consumo extra, que sobrará para você a cada mês;
-Seja prudente. Zele pelo seu nome e não permita o empréstimo de seu CPF ou CNPJ para pessoas próximas, ainda que sejam familiares;
-Use apenas quando necessário o seu cartão de crédito. Procure pagar suas contas em dia, assim evitará que juros extras entrem em seu orçamento;
-Se por algum motivo alguma dívida acumulou, não tenha medo de pedir uma renegociação;
-Viva dentro de suas condições financeiras. Não permita que propagandas e promoções o façam gastar além da conta, apenas se necessário;
-Sempre que possível faça uma reserva financeira, assim quando acontecer algum imprevisto, você não será pego de surpresa.

Quando nosso nome está limpo e nossas contas estão em dia, temos a autoestima mais elevada, o que nos impulsionam a pensar mais na vida, fazer planos e conquistar novos sonhos. Por isso, é importante que antes de realizar qualquer compra, você verifique principalmente se existe a necessidade para a mesma. Agindo dessa forma, você sempre viverá com os pés no chão, com o nome limpo e a cabeça tranquila para planejar novas coisas.

Fonte: FênixConsultas – fenixconsultas.com.br/blog/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *